Partilhe a estrada em segurança

Partilhe a estrada em segurança

Diferença de pesos

A Carvaz, um stand de usados em Matosinhos e Valongo, criou este artigo para sensibilizar o público em geral para as limitações dos veículos pesados.

Todos os condutores portugueses sabem o que é partilhar a estrada com veículos pesados. Os autocarros, veículos articulados e camiões de carga ocupam o devido espaço nas nossas estradas. Por serem veículos mais altos, pesados e compridos são também mais vulneráveis, difíceis de manusear e apresentam maior risco de capotar. Para além das dificuldades físicas as transgressões e condução ofensiva dos restantes condutores criam, por vezes, situações de perigo.

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O estereótipo do motorista de pesados como um condutor que é imprudente, conduz demasiadas horas e provoca acidentes ainda está presente na nossa sociedade. Há uns anos viam-se manchetes de acidentes rodoviários que envolviam veículos pesados, de matrícula portuguesa e grande parte deles eram causados pelo cansaço. Hoje, o motorista tem limites impostos por lei.

Formação e carga horária

A Carvaz, um stand de usados em matosinhos criou este artigo para sensibilizar o público geral para as limitações dos veículos pesados.

Todos os condutores portugueses sabem o que é partilhar a estrada com veículos pesados. Os autocarros, veículos articulados e camiões de carga ocupam o devido espaço nas nossas estradas. Por serem veículos mais altos, pesados e compridos são também mais vulneráveis, difíceis de manusear e apresentam maior risco de capotar. Para além das dificuldades físicas as transgressões e condução ofensiva dos restantes condutores criam, por vezes, situações de perigo.

O estereótipo do motorista de pesados como um condutor que é imprudente, conduz demasiadas horas e provoca acidentes ainda está presente na nossa sociedade. Há uns anos viam-se manchetes de acidentes rodoviários que envolviam veículos pesados, de matrícula portuguesa e grande parte deles eram causados pelo cansaço. Hoje, o motorista tem limites impostos por lei.

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As horas e velocidades são registadas através do tacógrafo. Este instrumento é fiscalizado pela empresa de 28 em 28 dias. Por exemplo: se o condutor ultrapassar uma velocidade máxima por dois minutos e sofrer uma fiscalização essa infração vai estar registada e é suficiente para ser multado. O objetivo num futuro próximo é a implementar tacógrafos controlados por satélite.

A maioria dos condutores são profissionais experientes que respeitam a estrada e as suas regras. Conhecem o seu veículo melhor do que ninguém, as suas dificuldades e limitações. A sua licença é renovada numa formação de 35 horas a cada cinco anos, altura em que fazem também testes psicotécnicos. Fora isso, há formações extra como a de transporte de materiais perigosos.

Formação e carga horária

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A Carvaz, um stand de usados em matosinhos criou este artigo para sensibilizar o público geral para as limitações dos veículos pesados.

Todos os condutores portugueses sabem o que é partilhar a estrada com veículos pesados. Os autocarros, veículos articulados e camiões de carga ocupam o devido espaço nas nossas estradas. Por serem veículos mais altos, pesados e compridos são também mais vulneráveis, difíceis de manusear e apresentam maior risco de capotar. Para além das dificuldades físicas as transgressões e condução ofensiva dos restantes condutores criam, por vezes, situações de perigo.

O estereótipo do motorista de pesados como um condutor que é imprudente, conduz demasiadas horas e provoca acidentes ainda está presente na nossa sociedade. Há uns anos viam-se manchetes de acidentes rodoviários que envolviam veículos pesados, de matrícula portuguesa e grande parte deles eram causados pelo cansaço. Hoje, o motorista tem limites impostos por lei.

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As horas e velocidades são registadas através do tacógrafo. Este instrumento é fiscalizado pela empresa de 28 em 28 dias. Por exemplo: se o condutor ultrapassar uma velocidade máxima por dois minutos e sofrer uma fiscalização essa infração vai estar registada e é suficiente para ser multado. O objetivo num futuro próximo é a implementar tacógrafos controlados por satélite.

A maioria dos condutores são profissionais experientes que respeitam a estrada e as suas regras. Conhecem o seu veículo melhor do que ninguém, as suas dificuldades e limitações. A sua licença é renovada numa formação de 35 horas a cada cinco anos, altura em que fazem também testes psicotécnicos. Fora isso, há formações extra como a de transporte de materiais perigosos.

Ao contrário dos motoristas profissionais, os condutores de ligeiros e motociclos não são lecionados sobre civismo para com veículos pesados e quais as dificuldades dos mesmos. O primeiro passo para uma melhor convivência na estrada é ter noção das dificuldades de conduzir um veículo pesado, independentemente da experiência do condutor.

Ao contrário dos motoristas profissionais, os condutores de ligeiros e motociclos não são lecionados sobre civismo para com veículos pesados e quais as dificuldades dos mesmos. O primeiro passo para uma melhor convivência na estrada é ter noção das dificuldades de conduzir um veículo pesado, independentemente da experiência do condutor.

DICAS  DE CONVIVÊNCIA

Situações de risco

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1. Fique fora dos ângulos cegos

Veículos pesados, largos e compridos têm grandes ângulos cegos nos 4 lados. Se não consegue ver o condutor no seu espelho lateral o condutor não o consegue ver a si. Tenha especial cuidado ao atravessar um ângulo cego e nunca circule nessa área.

2. Ultrapasse com segurança

Tenha em especial atenção que um veículo pesado demora mais tempo a ultrapassar. Logo, deve ter especial atenção ao ambiente que o rodeia e as condições para efetuar a manobra. Nunca o faça pela direita, nem se atravesse à frente de um veículo pesado. Saiba todas as indicações sobre como ultrapassar um veículo pesado na última secção deste artigo.

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3. Não se meta à frente

Meter-se à frente de um pesado de mercadorias vai fazer com que fique num ângulo cego. Mesmo que o condutor o veja, o tempo que ele demora a travar pode ser demasiado para evitar o acidente. Quando o transito se faz em filas paralelas é hábito dos ligeiros atravessarem-se na distância de segurança que o pesado guarda do veículo da frente. Isso é extremamente perigoso. Para além disso, há mercadoria que se pode mover nas travagens e causa instabilidade no manuseamento do veículo, criando situações de perigo eminente.

As descidas são um desafio devido ao peso do veículo e trabalho dos travões, nunca obrigue um veículo pesado a travar numa descida. Um pesado de mercadorias precisa de, no mínimo, 40% mais tempo para travar. A 50km/h precisa de 14 segundos para travar em segurança.

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3. Não se meta à frente

Meter-se à frente de um pesado de mercadorias vai fazer com que fique num ângulo cego. Mesmo que o condutor o veja, o tempo que ele demora a travar pode ser demasiado para evitar o acidente. Quando o transito se faz em filas paralelas é hábito dos ligeiros atravessarem-se na distância de segurança que o pesado guarda do veículo da frente. Isso é extremamente perigoso. Para além disso, há mercadoria que se pode mover nas travagens e causa instabilidade no manuseamento do veículo, criando situações de perigo eminente.

As descidas são um desafio devido ao peso do veículo e trabalho dos travões, nunca obrigue um veículo pesado a travar numa descida. Um pesado de mercadorias precisa de, no mínimo, 40% mais tempo para travar. A 50km/h precisa de 14 segundos para travar em segurança.

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4. Guarde Distância de Segurança
(Muita distância)

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É comum acreditar que conduzir diretamente atrás de um veículo pesado poupa combustível, pois o este corta o vento por si. Os perigos inerentes a esta atitude são muito superiores aos discutíveis benefícios e poupança de dinheiro. Este posicionamento  cria tubos de ar e o impacto caso você ou o pesado mudem de faixa pode levar a que perca controlo do carro.

Em caso de acidente, o ligeiro pode deslizar e ficar preso debaixo do camião. Em subidas a distância é ainda mais importante pois o veículo pesado pode deslizar. Em acrescento, os pneus dos camiões largam resíduos grandes que podem danificar o seu carro se circular muito perto da traseira do mesmo.

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5. Antecipe espaço para curvas e mudanças de direção

Autocarros e camiões precisam de muito mais espaço para fazer curvas e podem ocupar outras faixas de rodagem. Nunca se meta entre o veículo a realizar a curva e a curva pois para além de este ter pouca agilidade o espelho retrovisor respetivo ao lado para o qual efetua a curva torna-se cego.

O lado direito tem um ângulo cego enorme com a largura de duas faixas de rodagem. Nunca se coloque à direita de um veículo pesado, principalmente se este vai mudar de direção.

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5. Antecipe espaço para curvas e mudanças de direção

Autocarros e camiões precisam de muito mais espaço para fazer curvas e podem ocupar outras faixas de rodagem. Nunca se meta entre o veículo a realizar a curva e a curva pois para além de este ter pouca agilidade o espelho retrovisor respetivo ao lado para o qual efetua a curva torna-se cego.

O lado direito tem um ângulo cego enorme com a largura de duas faixas de rodagem. Nunca se coloque à direita de um veículo pesado, principalmente se este vai mudar de direção.

6. Lembre-se dos outros quando estaciona o seu carro

Não se esqueça dos veículos longos quando estaciona o seu carro. O código da estrada tem ressalvas quanto ao estacionamento perto de cruzamentos, lembre-se delas quando para o seu veículo. Não só está a obstruir a via para os outros veículos, como arrisca uma multa. Por vezes, um carro estacionado muito perto de um cruzamento é suficiente para dar uma dor de cabeça a um condutor profissional.

ARTIGO 49º — Proibição de paragem ou estacionamento

1 – É proibido parar ou estacionar:

b) A menos de 5 m para um e outro lado dos cruzamentos, entroncamentos ou rotundas, sem prejuízo do disposto na alínea e) do presente número e na alínea a) do n.º 2;

c) A menos de 5 m para a frente e 25 m para trás dos sinais indicativos da paragem dos veículos de transporte coletivo de passageiros ou a menos de 6 m para trás daqueles sinais quando os referidos veículos transitem sobre carris;

2 – Fora das localidades, é ainda proibido:

a) Parar ou estacionar a menos de 50 m para um e outro lado dos cruzamentos, entroncamentos, rotundas, curvas ou lombas de visibilidade reduzida;

ARTIGO 50º — Proibição de estacionamento

a) Impedindo o trânsito de veículos ou obrigando à utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário, conforme o trânsito se faça num ou em dois sentidos;

 b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;

6. Lembre-se dos outros quando estaciona o seu carro

Não se esqueça dos veículos longos quando estaciona o seu carro. O código da estrada tem ressalvas quanto ao estacionamento perto de cruzamentos, lembre-se delas quando para o seu veículo. Não só está a obstruir a via para os outros veículos, como arrisca uma multa. Por vezes, um carro estacionado muito perto de um cruzamento é suficiente para dar uma dor de cabeça a um condutor profissional.

ARTIGO 49º — Proibição de paragem ou estacionamento

1 – É proibido parar ou estacionar:

b) A menos de 5 m para um e outro lado dos cruzamentos, entroncamentos ou rotundas, sem prejuízo do disposto na alínea e) do presente número e na alínea a) do n.º 2;

c) A menos de 5 m para a frente e 25 m para trás dos sinais indicativos da paragem dos veículos de transporte coletivo de passageiros ou a menos de 6 m para trás daqueles sinais quando os referidos veículos transitem sobre carris;

2 – Fora das localidades, é ainda proibido:

a) Parar ou estacionar a menos de 50 m para um e outro lado dos cruzamentos, entroncamentos, rotundas, curvas ou lombas de visibilidade reduzida;

ARTIGO 50º — Proibição de estacionamento

a) Impedindo o trânsito de veículos ou obrigando à utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário, conforme o trânsito se faça num ou em dois sentidos;

 b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;

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7. Seja paciente

Veículos pesados demoram a acelerar e por vezes têm limitadores de velocidade. Lembre-se que a velocidade limite deles é mais baixa que a nossa e têm mais dificuldades a entrar em cruzamentos e retomar a marcha. Apitar ou conduzir demasiado perto do veículo pesado não vai apressar a situação, muito pelo contrário, pode criar stress no condutor e incitar um acidente. Um pesado precisa de duas a quatro mudanças para retomar ou iniciar a marcha.

Quando a faixa da direita termina não acelere a fundo para obrigar o pesado a travar e impedi-lo de entrar. A recuperação da marcha, como já falamos, é um processo lento, principalmente numa autoestrada.

7. Seja paciente

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Veículos pesados demoram a acelerar e por vezes têm limitadores de velocidade. Lembre-se que a velocidade limite deles é mais baixa que a nossa e têm mais dificuldades a entrar em cruzamentos e retomar a marcha. Apitar ou conduzir demasiado perto do veículo pesado não vai apressar a situação, muito pelo contrário, pode criar stress no condutor e incitar um acidente. Um pesado precisa de duas a quatro mudanças para retomar ou iniciar a marcha.

Quando a faixa da direita termina não acelere a fundo para obrigar o pesado a travar e impedi-lo de entrar. A recuperação da marcha, como já falamos, é um processo lento, principalmente numa autoestrada.

8. Cuidado com os máximos

Todos sabemos que os máximos podem encandear condutores que vêm na direção oposta, independentemente do veículo. No entanto, os máximos a incidir nos retrovisores de um veículo pesado podem encadear o condutor e fazê-lo perder a visão por segundos.

9. Rotundas

Lembre-se que em rotundas os pesados circulam sempre por fora independentemente da saída devido ao espaço necessário.

10. Não se esqueça dos básicos

Use sempre cinto, esteja atento à condução, não conduza fatigado ou sobre a influência de substâncias. Acima de tudo, nunca se esqueça de sinalizar as suas manobras, use os piscas. Por fim, mantenha velocidades estáveis, não acelere para se por à frente de um pesado e depois abrande violentamente.

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ULTRAPASSAGENS

Use sempre cinto, esteja atento à condução, não conduza fatigado ou sobre a influência de substâncias. Acima de tudo, nunca se esqueça de sinalizar as suas manobras, use os piscas. Por fim, mantenha velocidades estáveis, não acelere para se por à frente de um pesado e depois abrande violentamente.

Como ultrapassar um veículo pesado?

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ULTRAPASSAGENS

Use sempre cinto, esteja atento à condução, não conduza fatigado ou sobre a influência de substâncias. Acima de tudo, nunca se esqueça de sinalizar as suas manobras, use os piscas. Por fim, mantenha velocidades estáveis, não acelere para se por à frente de um pesado e depois abrande violentamente.

Como ultrapassar um veículo pesado?

1º Avaliar a necessidade

Preciso mesmo de ultrapassar?

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  • Vou parar ou fazer uma saída dentro de poucos km;
  • Estou numa localidade e próximo da velocidade máxima;
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  • A ultrapassagem vai-me poupar tempo de viagem a não é um local perigoso;

1º Avaliar a necessidade

Preciso mesmo de ultrapassar?

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Vou parar ou fazer uma saída dentro de poucos km;

Estou numa localidade e próximo da velocidade máxima;

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A ultrapassagem vai-me poupar tempo de viagem a não é um local perigoso;

2º Tenho espaço?

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  • Nunca se atravesse na frente e um condutor que tenha iniciado a ultrapassagem antes de si;
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  • Tenho Visibilidade sobre os carros que vêm da faixa de ultrapassagem;
  • Tenho linha descontinua suficiente. (Ultrapassar um veículo longo demora mais que ultrapassar um ligeiro);

2º Tenho espaço?

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Nunca se atravesse na frente e um condutor que tenha iniciado a ultrapassagem antes de si;

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Tenho visibilidade sobre os carros que vêm da faixa de ultrapassagem;

Tenho linha descontinua suficiente. (Ultrapassar um veículo longo demora mais que ultrapassar um ligeiro);

3º Sinalize a Manobra

Um camião não tem espelho central! Apenas retrovisores. Logo, não consegue ver um veículo que esteja diretamente atrás de si. Por isso, deve sinalizar a manobra pelo menos 20/30 metros antes, de forma a que o motorista do pesado de mercadorias veja a sinalização nos retrovisores.

4º Ultrapasse com determinação

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  • Não diminua a velocidade, dance com o seu veículo ou faça curvas agressivas;
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  • Ocupe a faixa de ultrapassagem gradualmente. Quando estiver estável, ganhe aceleração para finalizar a manobra;

4º Ultrapasse com determinação

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Não diminua a velocidade, dance com o seu veículo ou faça curvas agressivas;

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Ocupe a faixa de ultrapassagem gradualmente. Quando estiver estável, ganhe aceleração para finalizar a manobra;

5º Regresse à faixa de rodagem

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  • Não se atravesse à frente do veículo pesado! Deixe 15 a 20 metros. Um bom truque para saber que pode voltar à sua faixa é quando consegue ver o pesado no seu espelho central. Se consegue ler a matrícula está muito perto!
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  • Não se atravesse à frente do camião! Deixe 15 a 20 metros. Um bom truque para saber que pode voltar à sua faixa é quando consegue ver o camião no seu espelho central. Se consegue ler a matrícula está muito perto!

Extra – Cuidado com os golpes de vento

Mesmo que não esteja vento, se conduzir muito perto de um veículo pesado a mudança de faixa causa um golpe de vento que vai dificultar o controlo do seu carro. Para além dos outros perigos inerentes a conduzir demasiado perto de um pesado.

5º Regresse à faixa de rodagem

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Não se atravesse à frente do veículo pesado! Deixe 15 a 20 metros. Um bom truque para saber que pode voltar à sua faixa é quando consegue ver o pesado no seu espelho central.

Se consegue ler a matrícula está muito perto!

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Não se atravesse à frente do camião! Deixe 15 a 20 metros. Um bom truque para saber que pode voltar à sua faixa é quando consegue ver o camião no seu espelho central.

Se consegue ler a matrícula está muito perto!

Extra – Cuidado com os golpes de vento

Mesmo que não esteja vento, se conduzir muito perto de um veículo pesado a mudança de faixa causa um golpe de vento que vai dificultar o controlo do seu carro. Para além dos outros perigos inerentes a conduzir demasiado perto de um pesado.

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